A área possui três atribuições:
- Desenvolvimento do Corpo Docente
- Mensuração da Aprendizagem – Assessment
Desenvolvimento do corpo docente
Somado à gestão da qualificação acadêmica e profissional de seus docentes, o Insper possui um calendário permanente de iniciativas voltadas ao desenvolvimento pedagógico dos seus professores, cujas pautas são definidas a partir de necessidades identificadas nos sucessivos ciclos de gestão da aprendizagem.
Essa cultura de desenvolvimento pedagógico de docentes, como decorrência da proposta educacional e gestão da aprendizagem, confere uma identidade exclusiva às práticas de ensino que caracterizam a experiência Insper. Em 2010, a Instituição recebeu o Prêmio Santander Universidades em reconhecimento ao seu programa de desenvolvimento de docentes.
Iniciativas
- Ambientação/PAAP
- Programa de Mentoria
- Cursos/Workshops
- Portal do Professor
Instrumentos
- Avaliação feita pelos alunos
- PID
- VEP
Mensuração da Aprendizagem – Assessment
O processo de “assessment” (mensuração da aprendizagem) integra o processo de “assurance of learning” (gestão da aprendizagem), no qual as coordenações e direções acadêmicas, professores e o DEA unem esforços para a mensuração, identificação de lacunas, desenho de ações, estabelecimento de metas e subsequente esforço de mobilização de pessoas para o alcance das metas. É importante ressaltar que as demais etapas da gestão da aprendizagem são baseadas nestas evidências coletadas e armazenadas no DEA.
Somos porta-vozes e guardiões da coleta de dados (instrumentos e processos de “assessment”), para garantir mensurações fidedignas, alinhadas com os objetivos de aprendizagem de cada um dos programas da Escola e que evidenciem o efetivo aprendizado dos alunos. Caso tenha interesse em conhecer mais deste processo de “assessment” e como incorporá-lo em sua disciplina, entre em contato conosco (dea@insper.edu.br ou elubianms@insper.edu.br).