Toda a plataforma de ensino e aprendizagem do Insper (currículo, princípios, práticas pedagógicas, atividades extracurriculares e recursos de apoio acadêmico) visa desenvolver nos alunos conhecimentos e competências, denominados objetivos de aprendizagem.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (“Learning Goals”):
A definição dos objetivos de aprendizagem é a primeira etapa do processo de Gestão da Aprendizagem (“Assurance of Learning”). Tais objetivos são necessários, para termos clareza do “o que” queremos que nossos alunos aprendam, para desenvolvermos coletivamente, experiências de aprendizagem que desenvolvam tal objetivo.
Estes objetivos podem ser de natureza geral ou específica.
Exemplos:
- Objetivos gerais: Análise e Resolução de Problemas, Comunicação Oral, Pensamento Crítico, Trabalho em Equipe, etc.
- Objetivos específicos (maior relação com conteúdo): Analisar Demonstrações Financeiras, Avaliar uma estratégia competitiva, Determinar o risco de uma carteira de investimentos, etc.
TRILHAS DE OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (“Tracks”):
Para cada objetivo de aprendizagem de cada programa existe uma trilha (“track”) de disciplinas. Cada trilha é responsável pelo desenvolvimento dos alunos naquele objetivo. Portanto, é de suma importância que o corpo docente e discente tenham ciência da amplitude e interligação dos conteúdos em suas respectivas trilhas.
Os objetivos de cada um dos programas do Insper e suas respectivas “trilhas” de desenvolvimento podem ser consultados abaixo.
Recomenda-se a utilização dos Navegadores de Internet Google Chrome ou Mozilla Firefox, para melhor visualização.
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[wptabtitle] Graduação ADM[/wptabtitle]
[wptabcontent]
nº | Objetivos gerais de aprendizagem | Definição conceitual | nº | Definição Operacional |
1 | Análise e Resolução de problemas | Desenvolver soluções eficazes e viáveis economicamente para problemas adequadamente formulados, com base em análise e diagnóstico estruturados e pautados em evidências. | 1.1 | Identificar os diferentes resultados indesejados de um determinado contexto e formular o problema de maior relevância, por englobar parte significativa dos efeitos nas dimensões como urgência, impacto, nível de esforço e relevância financeira. |
1.2 | Elaborar uma análise estruturada (utilizando ferramentas, métodos estatísticos, etc.) que caracterize qualitativa e quantitativamente o problema em questão, demonstrando as variáveis dependentes e independentes; | |||
1.3 | Propor hipóteses das principais causas que geram o problema de maior relevância; | |||
1.4 | Desenvolver soluções eficazes e viáveis economicamente, para as principais causas do problema, que incluam indicadores para avaliar o alcance dos resultados desejados; | |||
1.5 | Criticar as soluções propostas evidenciando suas limitações. | |||
2 | Pensamento crítico | Desenvolver conclusões sustentadas por uma argumentação lógica, proveniente do questionamento de fonte de dados, evidências, premissas e modelos. | 2.1 | Reconhecer a estrutura de um argumento (ex. hipóteses, inferências, fato, conclusões), |
2.2 | Construir argumentos com base em fatos e fontes de dados válidas. | |||
2.3 | Extrair conclusões ou inferências coerentes com a argumentação apresentada e desenvolver argumentação sem incorrer em falácias de lógica/raciocínio (exemplos: hipérbole, circularidade, ambiguidade e viés de confirmação). | |||
2.4 | Considerar e responder a contra-argumentos válidos e relevantes que reforçam a questão principal | |||
3 | Exposição e comunicação | Transmitir e expressar, verbalmente e por escrito, ideias, conceitos ou informações de maneira clara e adequada à audiência visada. | 3.1 | Transmitir a mensagem central com clareza e consistência |
3.2 | Expor ideias de forma organizada e coesa | |||
3.3 | Utilizar a linguagem adequada para a audiência visada | |||
3.4 | Apresentar-se de forma confortável e segura, sem vícios na comunicação não verbal | |||
3.5 | Utilizar recursos de apoio que demonstrem, em diferentes formatos, credibilidade das informações e argumentos | |||
4 | Trabalho em Equipe | Contribuir para uma equipe de trabalho, cumprindo as tarefas atribuídas a sua função e agregando valor ao resultado final do trabalho, preservando o relacionamento da equipe | 4.1 | Contribuir com a equipe, cumprindo com qualidade suas tarefas individuais, ajudando colegas com dificuldade e participando ativamente nas tarefas coletivas |
4.2 | Interagir com a equipe, incentivando os colegas à participação, mostrando interesse nas suas contribuições e feedbacks e assegurando que os membros compreendem uns aos outros | |||
4.3 | Monitorar o progresso da equipe e dar feedbacks específicos, oportunos e construtivos | |||
4.4 | Motivar a equipe a comprometer-se com resultado final do trabalho, buscando alta qualidade | |||
4.5 | Adquirir os conhecimentos e habilidades para melhorar o desempenho da equipe, sendo capaz de desempenhar o papel do outro, se necessário |
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO | Disciplinas | O,E,M – Organizações, Estratégia e Marketing | Ops – Operações | Pes – Pessoas | Fin – Finanças | Hum – Humanidades | MQ – Métodos Quantitativos | ARP – Análise e Resolução de Problemas | CE – Comunicação e Exposição | PC – Pensamento Crítico | TE – Trabalho em Equipe |
1º período | Fundamentos da Administração | X | X | X | X | X | |||||
Pensamento crítico e ética | X | X | X | ||||||||
Fundamentos de Microeconomia | |||||||||||
Cálculo I | X | ||||||||||
Sistemas de informação | X | ||||||||||
2º período | Sociologia e política | X | X | ||||||||
Estatística I | X | X | |||||||||
Cálculo II | X | ||||||||||
Fundamentos da Macroeconomia | |||||||||||
Contabilidade Financeira | X | ||||||||||
3º período | Mercados Financeiros | X | |||||||||
História Econômica e das Organizações | X | X | X | ||||||||
Formação de preços | |||||||||||
Modelos para Tomada de decisão | X | X | |||||||||
Estatística II | X | X | |||||||||
4º período | Estratégia Organizacional | X | |||||||||
Psicologia Aplicada à Administração | X | ||||||||||
Investimentos Financeiros | X | ||||||||||
Direito Aplicado à Administração | X | X | |||||||||
Econometria | X | X | X | ||||||||
5º período | Estratégia Competitiva e Corporativa | X | |||||||||
Gestão de Marketing | X | ||||||||||
Gestão de operações e sistemas | X | X | |||||||||
Comport. Organizacional e Liderança | X | X | |||||||||
Finanças Corporativas | X | ||||||||||
6º período | Marketing Avançado | X | |||||||||
Gestão da Cadeia de Suprimentos | X | ||||||||||
Gestão de Recursos Humanos | X | ||||||||||
Contabilidade Gerencial | X | ||||||||||
Resolução Eficaz de Problemas (REP) | X | X | X | X | |||||||
7º e 8º período | Estágio | X | X | X | X |
[/wptabcontent]
[wptabtitle] Graduação ECO [/wptabtitle]
[wptabcontent]
nº | Objetivos gerais de aprendizagem | Definição conceitual | nº | Definição Operacional |
1 | Análise e Resolução de problemas | Desenvolver soluções eficazes e viáveis economicamente para problemas adequadamente formulados, com base em análise e diagnóstico estruturados e pautados em evidências. | 1.1 | Identificar os diferentes resultados indesejados de um determinado contexto e formular o problema de maior relevância, por englobar parte significativa dos efeitos nas dimensões como urgência, impacto, nível de esforço e relevância financeira. |
1.2 | Elaborar uma análise estruturada (utilizando ferramentas, métodos estatísticos, etc.) que caracterize qualitativa e quantitativamente o problema em questão, demonstrando as variáveis dependentes e independentes; | |||
1.3 | Propor hipóteses das principais causas que geram o problema de maior relevância; | |||
1.4 | Desenvolver soluções eficazes e viáveis economicamente, para as principais causas do problema, que incluam indicadores para avaliar o alcance dos resultados desejados; | |||
1.5 | Criticar as soluções propostas evidenciando suas limitações. | |||
2 | Pensamento crítico | Desenvolver conclusões sustentadas por uma argumentação lógica, proveniente do questionamento de fonte de dados, evidências, premissas e modelos. | 2.1 | Reconhecer a estrutura de um argumento (ex. hipóteses, inferências, fato, conclusões), |
2.2 | Construir argumentos com base em fatos e fontes de dados válidas. | |||
2.3 | Extrair conclusões ou inferências coerentes com a argumentação apresentada e desenvolver argumentação sem incorrer em falácias de lógica/raciocínio (exemplos: hipérbole, circularidade, ambiguidade e viés de confirmação). | |||
2.4 | Considerar e responder a contra-argumentos válidos e relevantes que reforçam a questão principal | |||
3 | Exposição e comunicação | Transmitir e expressar, verbalmente e por escrito, ideias, conceitos ou informações de maneira clara e adequada à audiência visada. | 3.1 | Transmitir a mensagem central com clareza e consistência |
3.2 | Expor ideias de forma organizada e coesa | |||
3.3 | Utilizar a linguagem adequada para a audiência visada | |||
3.4 | Apresentar-se de forma confortável e segura, sem vícios na comunicação não verbal | |||
3.5 | Utilizar recursos de apoio que demonstrem, em diferentes formatos, credibilidade das informações e argumentos | |||
4 | Trabalho em Equipe | Contribuir para uma equipe de trabalho, cumprindo as tarefas atribuídas a sua função e agregando valor ao resultado final do trabalho, preservando o relacionamento da equipe | 4.1 | Contribuir com a equipe, cumprindo com qualidade suas tarefas individuais, ajudando colegas com dificuldade e participando ativamente nas tarefas coletivas |
4.2 | Interagir com a equipe, incentivando os colegas à participação, mostrando interesse nas suas contribuições e feedbacks e assegurando que os membros compreendem uns aos outros | |||
4.3 | Monitorar o progresso da equipe e dar feedbacks específicos, oportunos e construtivos | |||
4.4 | Motivar a equipe a comprometer-se com resultado final do trabalho, buscando alta qualidade | |||
4.5 | Adquirir os conhecimentos e habilidades para melhorar o desempenho da equipe, sendo capaz de desempenhar o papel do outro, se necessário |
GRADUAÇÃO EM ECONOMIA | Disciplinas | Macro – Macroeconomia | Micro – Microeconomia | Fin – Finanças | Hum – Humanidades | MQ – Métodos Quantitativos | ARP – Análise e Resolução de Problemas | CE – Comunicação e Exposição | PC – Pensamento Crítico | TE – Trabalho em Equipe |
1º período | Fundamentos da Administração | X | X | |||||||
Pensamento crítico e ética | X | X | X | |||||||
Fundamentos de Microeconomia | X | |||||||||
Cálculo I | X | |||||||||
Sistemas de informação | X | |||||||||
2º período | Sociologia e política | X | X | |||||||
Estatística I | X | X | ||||||||
Cálculo II | X | |||||||||
Fundamentos da Macroeconomia | X | |||||||||
Contabilidade Financeira | X | |||||||||
3º período | Mercados Financeiros | X | ||||||||
História Econômica e das Organizações | X | X | X | |||||||
Formação de preços | X | |||||||||
Modelos para Tomada de decisão | X | |||||||||
Estatística II | X | X | ||||||||
4º período | História do Pensamento Econômico | X | X | |||||||
Economia das Políticas Públicas | X | |||||||||
Investimentos Financeiros | X | |||||||||
Macroeconomia Internacional | X | |||||||||
Econometria | X | X | X | |||||||
5º período | História Econômica do Brasil I | X | X | |||||||
Macroeconomia de Curto Prazo | X | |||||||||
Competição Imperfeita e Teoria dos Jogos | X | |||||||||
Econometria Avançada | X | X | ||||||||
Finanças Corporativas | X | |||||||||
6º período | História Econômica do Brasil II | X | ||||||||
Economia e Direito | X | X | ||||||||
Desenvolvimento Econômico | X | |||||||||
Comércio Internacional | X | |||||||||
Problemas em Economia (PEE) | X | X | X | X | ||||||
7º e 8º período | Monografia | X | X |
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[wptabtitle] Mestrado ADM [/wptabtitle]
[wptabcontent]
nº | Objetivos de aprendizagem gerais | Definição conceitual | nº | Definição Operacional |
1 | Análise e Resolução de Problemas Estratégicos | Desenvolver recomendações que criem vantagens competitivas sustentáveis, por meio de análise teórica da estratégia empresaria e diagnóstico estruturado e baseados em evidências | 1.1 | Diagnosticar um problema de relevância estratégica para os negócios |
1.2 | Usar evidências e métodos analíticos para argumentar o diagnóstico; | |||
1.3 | Elaborar hipóteses das principais causas (baseada em uma argumentação teórica) que geram o problema estratégico | |||
1.4 | Desenvolver recomendações, baseadas na teoria, para as principais causas do problema, com capacidade para criar vantagem competitiva sustentável | |||
1.5 | Antecipar limitações, possíveis reações e conflitos advindos das soluções propostas | |||
2 | Pensamento crítico | Desenvolver um projeto de pesquisa, baseado em argumentação teórica, demonstrando além do domínio (profundo e abrangente) do tema, uma aplicação prática no contexto das organizações | 2.1 | Reconhecer limitações de teorias, modelos e trabalhos acadêmicos |
2.2 | Integrar conhecimentos de múltiplas áreas e reforçar pontos fortes da literatura | |||
2.3 | Interpretar os resultados da pesquisa com base na teoria ou no problema e apresentar alternativas válidas | |||
3 | Visão sistêmica | Ampliar a visão sistêmica, reconhecendo as interdependências, seus efeitos no decorrer do tempo, para antecipar seus efeitos no resultado | 3.1 | Reconhecer as principais variáveis que podem afetar o resultado da pesquisa |
3.2 | Reconhecer as principais associações entre variáveis que podem afetar o resultado da pesquisa | |||
3.3 | Reconhecer o contexto que afeta as variáveis e, consequentemente, o resultado da pesquisa |
MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO | Disciplinas | Análise e Resolução de Problemas Estratégicos | Visão sistêmica | Pensamento Crítico |
1º trimestre | Economia Gerencial | |||
Análise Avançada de Informações | X | |||
2º trimestre | Estratégia Competitiva | X | X | X |
Dinâmica Organizacional | X | |||
3º trimestre | Estratégia Corporativa | X | X | X |
Finanças Corporativas | X | |||
4º trimestre | Estratégia Organizacional | X | X | X |
5º trimestre | Seminários de Elaboração de Dissertação 1 | X | ||
6º trimestre – optativas instrumentais | Análise Avançada de Informações II | X | ||
Análise Multivariada | ||||
7º trimestre | Seminários de Elaboração de Dissertação 2 | X | ||
4º ao 7º trimestre – optativas complementares | Avaliação de Empresas | |||
Avaliação de Opções Estratégicas | ||||
Controle Estratégico | ||||
Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios | ||||
Estratégia de Marketing | ||||
Estratégia de Marketing B2B | ||||
Estratégia de Operações | ||||
Estratégia de Cadeia de Suprimentos | ||||
Estratégia de Inovação | ||||
Estratégia Internacional | ||||
Modelos de Interação Estratégica | ||||
Responsabilidade Social e Governança | ||||
8º trimestre | Dissertação – defesa | X | X |
[/wptabcontent]
[wptabtitle] Mestrado ECO [/wptabtitle]
[wptabcontent]
Objetivos gerais de aprendizagem | Definição Conceitual | Nº | Definição Operacional |
Pensamento crítico | Desenvolver um projeto de pesquisa, baseado em argumentação teórica, demonstrando além do domínio (profundo e abrangente) do tema, uma aplicação prática no contexto das organizações | 1.1 | Reconhecer limitações de teorias, modelos e trabalhos acadêmicos |
1.2 | Integrar conhecimentos de múltiplas áreas e reforçar pontos fortes da literatura | ||
1.3 | Interpretar os resultados da pesquisa com base na teoria ou no problema | ||
Visão sistêmica | Ampliar a visão sistêmica, reconhecendo as interdependências, seus efeitos no decorrer do tempo, para antecipar seus efeitos no resultado | 2.1 | Reconhecer as principais associações entre variáveis que podem afetar o resultado da pesquisa |
2.2 | Reconhecer o contexto que pode afetar as variáveis e, consequentemente, o resultado da pesquisa | ||
Análise e Resolução de Problemas Econômicos ou Financeiros | Desenvolver recomendações práticas para problemas econômicos e financeiros, por meio de análise teórica e diagnóstico estruturado e baseados em evidências | 3.1 | Formular um problema de relevância econômica ou financeira para ser resolvido |
3.2 | Usar evidências e métodos analíticos para argumentar o diagnóstico; | ||
3.3 | Desenvolver recomendações práticas, baseadas na teoria, para as principais causas do problema econômico ou financeiro |
MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA | Disciplinas | Análise e Resolução de problemas econômicos e financeiros | Pensamento Crítico | Visão sistêmica |
1º trimestre | Estatística | X | ||
Microeconomia I | X | |||
2º trimestre | Econometria | X | X | X |
Macroeconomia I | X | X | ||
3º trimestre | Macroeconomia II | X | X | X |
Microeconomia II | X | X | ||
4º trimestre | Análise de Séries Temporais | X | X | |
Finanças I | X | X | X | |
5º trimestre (optativas) | Gestão de Risco de Crédito | X | X | |
Derivativos | X | X | ||
Gestão de Risco de Mercado | X | X | ||
Microeconomia III | X | X | ||
Cálculo Estocástico | X | |||
Opções Reais | X | X | ||
Microeconometria | X | X | ||
6º trimestre (optativas) | Econometria de Finanças | X | X | |
Economia Monetária Internacional | X | X | X | |
Macroeconometria | X | X | ||
Organização Industrial | X | X | ||
Finanças II | X | X | ||
Precificação e Gestão de Investimentos de renda fixa | X | X | ||
Finanças Internacionais | X | |||
Macroeconomia III | X | X | X | |
7º trimestre | Exame de Qualificação | X | X | X |
8º trimestre | Dissertação – defesa | X | X | X |
[/wptabcontent]
[wptabtitle] MBA Executivo [/wptabtitle]
[wptabcontent]
nº | Objetivos gerais de aprendizagem | Definição Conceitual | nº | Definição Operacional |
1 | Visão estratégica | Promover um alinhamento entre os objetivos estratégicos e as decisões para explorar oportunidades e mitigar ameaças | 1.1 | Ter ciência dos grandes objetivos estratégicos. |
1.2 | Identificar as relações de interdependência entre os ambientes interno e externo para poder analisar impactos, de curto e longo prazo, das decisões seja na sua unidade ou na empresa como um todo | |||
1.3 | Formular ou adequar uma estratégia para o empreendimento cuidando de sua implementação | |||
2 | Pensamento Analítico e Resolução de Problemas | Desenvolver soluções para problemas complexos, por meio de uma análise estruturada da estratégia das organizações. | 2.1 | Identificar o problema de maior relevância para ser resolvido |
2.2 | Elaborar uma análise estruturada do problema por meio de métodos adequados | |||
2.3 | Desenvolver ações adequadas para a solução do problema | |||
3 | Gestão de Riscos e Resultados | Alcancar resultados sustentáveis ao longo do tempo, tomando decisões eficazes que compreendem o contexto e ponderam os riscos e impactos envolvidos | 3.1 | Compreender expectativas das partes interessadas e alinhá-las com as da organização seja de curto ou longo prazo |
3.2 | Avaliar os riscos envolvidos em situações complexas | |||
3.3 | Propor plano de contingência para os riscos envolvidos | |||
3.4 | Reconhecer os impactos financeiros e não financeiros das decisões tomadas | |||
4 | Liderança e trabalho em equipe | Mobilizar e engajar sua equipe, fazendo-os “vestir a camisa” da organização, por meio de um trabalho em equipe, com interações e feedbacks constantes | 4.1 | Contribuir com a equipe e suas interrelações, participando ativamente das atividades coletivas e entregando seu trabalho individual |
4.2 | Interagir e dar apoio aos membros da equipe | |||
4.3 | Fornecer feedback específico e relevante aos colegas em relação à sua contribuição para a equipe | |||
4.4 | Ter uma postura adequada e proativa nas atividades coletivas | |||
4.5 | Receber e utilizar feedback para o crescimento individual e da equipe | |||
4.6 | Engajar-se nas funções e responsabilidades de liderança |
MBA Executivo | Disciplinas | Visão Estratégica | Pensamento Analítico e Resolução de Problemas | Liderança e trabalho em equipe | Gestão de Riscos e Resultados |
1º trimestre | Gestão Estratégica | X | |||
Métodos Quantitativos para Tomada de Decisão | X | ||||
2º trimestre | Contabilidade Gerencial e Controle | X | |||
Economia de Empresas | X | ||||
3º trimestre | Ética, Liderança e Comportamento Organizacional | X | |||
Ambiente Econômico Global | X | ||||
4º trimestre | Gestão de Operações de Manufatura e sistemas | X | |||
Finanças Corporativas | X | ||||
5º trimestre | Gestão de Marketing | X | |||
Estratégia de Tecnologia da Informação | X | ||||
6º trimestre | Negociação | X | |||
Empreendedorismo | X | ||||
7º trimestre | Optativa | ||||
Optativa | |||||
8º Trimestre | Business Game | X |
[/wptabcontent]
[wptabtitle] MBA Finanças [/wptabtitle]
[wptabcontent]
nº | Objetivos gerais de aprendizagem | Definição Conceitual | nº | Definição Operacional |
1 | Visão estratégica | Promover um alinhamento entre os objetivos estratégicos e as decisões para explorar oportunidades e mitigar ameaças | 1.1 | Ter ciência dos grandes objetivos estratégicos |
1.2 | Identificar as relações de interdependência entre os ambientes interno e externo para poder analisar impactos, de curto e longo prazo, das decisões seja na sua unidade ou na empresa como um todo | |||
1.3 | Formular ou adequar uma estratégia para o empreendimento cuidando de sua implementação | |||
2 | Pensamento Analítico e Resolução de Problemas | Desenvolver soluções para problemas complexos, por meio de uma análise estruturada da estratégia das organizações. | 2.1 | Identificar o problema de maior relevância para ser resolvido |
2.2 | Elaborar uma análise estruturada do problema por meio de métodos adequados | |||
2.3 | Desenvolver ações adequadas para a solução do problema | |||
3 | Gestão de Riscos e Resultados | Alcancar resultados sustentáveis ao longo do tempo, tomando decisões eficazes que compreendem o contexto e ponderam os riscos e impactos envolvidos | 3.1 | Compreender expectativas das partes interessadas e alinhá-las com as da organização seja de curto ou longo prazo |
3.2 | Avaliar os riscos envolvidos em situações complexas | |||
3.3 | Propor plano de contingência para os riscos envolvidos | |||
3.4 | Reconhecer os impactos financeiros e não financeiros das decisões tomadas | |||
4 | Liderança e trabalho em equipe | Mobilizar e engajar sua equipe, fazendo-os “vestir a camisa” da organização, por meio de um trabalho em equipe, com interações e feedbacks constantes | 4.1 | Contribuir com a equipe e suas interrelações, participando ativamente das atividades coletivas e entregando seu trabalho individual |
4.2 | Interagir e dar apoio aos membros da equipe | |||
4.3 | Fornecer feedback específico e relevante aos colegas em relação à sua contribuição para a equipe | |||
4.4 | Ter uma postura adequada e proativa nas atividades coletivas | |||
4.5 | Receber e utilizar feedback para o crescimento individual e da equipe | |||
4.6 | Engajar-se nas funções e responsabilidades de liderança | |||
5 | Finanças | Utilizar as ferramentas adequadas para viabilizar soluções financeiras para os empreendimentos ou projetos. | 5.1 | Avaliar os investimentos ou projetos pelos métodos disponíveis |
5.2 | Identificar os fluxos de caixa para os projetos de investimentos (da empresa e dos acionistas) | |||
5.3 | Calcular e avaliar o retorno mínimo exigido para um projeto de investimento | |||
5.4 | Identificar aplicações de opções reais para um projeto de investimento | |||
6 | Mercado financeiro e de capitais | Avaliar criticamente os principais instrumentos e operações de mercado de capitais e as principais estratégias de captação de recursos de médio e longo prazo, em âmbito doméstico e internacional que permitam as empresas financiar ou expandir seus nichos de atuação. | 6.1 | Compreender a função dos principais agentes que atuam no Mercado de Capitais Brasileiro, avaliando aspectos da regulação, autorregulação e operacionais . |
6.2 | Identificar o melhor instrumento financeiro adequado as necessidades das empresas no processo de obtenção de funding visando a implementação de estratégias de crescimento ou financiamento das atividades operacionais. | |||
6.3 | Analisar o processo de formação de preço dos ativos de renda fixa e compreender como são formadas a curvas de juros no Brasil em moeda local ou estrangeira.. | |||
6.4 | Avaliar os impactos financeiros no preço de títulos e carteiras de renda fixa em função de mudanças nas taxas de juros. | |||
Discutir os principais conceitos de precificação de títulos de renda fixa e sua importância no processo de marcação a mercado (MTM). |
MBA Finanças | Disciplinas | Visão Estratégica | Pensamento Analítico e Resolução de Problemas | Liderança e trabalho em equipe | Gestão de Risco e Resultados | Finanças | Mercado financeiro e de capitais |
1º trimestre | Estratégia Empresarial | X | |||||
Métodos Quantitativos Aplicados | X | ||||||
2º trimestre | Contabilidade para Análise de Negócios | X | X | ||||
Economia de Empresas | X | ||||||
3º trimestre | Comp.Organizacional e Gestão de Pessoas | X | |||||
Ambiente Macroeconômico | X | ||||||
4º trimestre | Operações e Sistemas | X | |||||
Fundamentos de Finanças | X | X | |||||
5º trimestre | Finanças Corporativas | X | X | ||||
Mercados Financeiros e de Capitais | X | X | |||||
6º trimestre | Avaliação de Empresas | X | X | X | |||
Derivativos e Riscos Financeiros | X | X | |||||
7º trimestre | Optativa | ||||||
Optativa | |||||||
8º Trimestre | Business Game | X | X |
[/wptabcontent]
[wptabtitle] MBA Saúde [/wptabtitle]
[wptabcontent]
nº | Objetivos gerais de aprendizagem | Definição Conceitual | nº | Definição Operacional |
1 | Visão estratégica | Promover um alinhamento entre os objetivos estratégicos e as decisões para explorar oportunidades e mitigar ameaças | 1.1 | Ter ciência dos grandes objetivos estratégicos |
1.2 | Identificar as relações de interdependência, para poder analisar impactos, de curto e longo prazo, das decisões seja na sua unidade e na empresa como um todo | |||
1.3 | Formular ou adequar uma estratégia para o empreendimento cuidando de sua implementação | |||
2 | Pensamento Analítico e Resolução de Problemas | Desenvolver soluções para problemas complexos, por meio de uma análise estruturada da estratégia das organizações | 2.1 | Identificar o problema de maior relevância para ser resolvido |
2.2 | Elaborar uma análise estruturada do problema por meio de métodos adequados | |||
2.3 | Desenvolver ações adequadas para a solução do problema | |||
3 | Gestão de Riscos e Resultados | Alcancar resultados sustentáveis ao longo do tempo, tomando decisões eficazes que compreendem o contexto e ponderam os riscos e impactos envolvidos | 3.1 | Compreender expectativas das partes interessadas e alinhá-las com as da organização seja de curto ou longo prazo |
3.2 | Avaliar os riscos envolvidos em situações complexas | |||
3.3 | Propor plano de contingência para os riscos envolvidos | |||
3.4 | Reconhecer os impactos financeiros e não financeiros das decisões tomadas | |||
4 | Liderança e trabalho em equipe | Mobilizar e engajar sua equipe, fazendo-os “vestir a camisa” da organização, por meio de um trabalho em equipe, com interações e feedbacks constantes | 4.1 | Contribuir com a equipe e suas interrelações, participando ativamente das atividades coletivas e entregando seu trabalho individual |
4.2 | Interagir e dar apoio aos membros da equipe | |||
4.3 | Fornecer feedback específico e relevante aos colegas em relação à sua contribuição para a equipe | |||
4.4 | Ter uma postura adequada nas atividades coletivas interação com a equipe | |||
4.5 | Receber e utilizar feedback para o crescimento individual e da equipe | |||
4.6 | Engajar-se nas funções e responsabilidades de liderança |
MBA Executivo | Disciplinas | Visão Estratégica | Pensamento Analítico e Resolução de Problemas | Liderança e trabalho em equipe | Gestão de Riscos e Resultados |
1º trimestre | Gestão estratégica | X | |||
Introdução à estatística | X | ||||
2º trimestre | Contabilidade gerencial e gestão de custos em saúde | X | |||
Métodos quantitativos em gestão de saúde | X | ||||
3º trimestre | Teoria Organizacional e Comportamento Organizacional | X | |||
Gerenciamento de doenças e Economia da Saúde | X | ||||
4º trimestre | Produtividade nas Operações em empresas de saúde | X | |||
Gestão financeira | X | ||||
5º trimestre | Epidemiologia e gestão da informação | X | |||
Gestão de pessoas | X | ||||
6º trimestre | Políticas de saúde e regulação | X | |||
Gestão de organizações de saúde | X | ||||
7º trimestre | Gestão de marketing e negociação estratégica | X | |||
Qualidade nas operações de empresas de saúde | X | ||||
8º Trimestre | Business Game | X |
[/wptabcontent]
[wptabtitle] Certificates [/wptabtitle]
[wptabcontent]
[wptabcontent]
nº | Objetivos gerais de aprendizagem | Definição conceitual | nº | Definição Operacional |
1 | Análise e Resolução de problemas | Analisar problemas de gestão organizacional de pequena complexidade, propondo e implantando soluções. | 1.1 | Identificar e justificar um problema de gestão organizacional. |
1.2 | Identificar e justificar as causas de um problema de gestão organizacional; | |||
1.3 | Identificar as causas de maior influência no problema de gestão organizacional; | |||
1.4 | Determina as soluções que removem ou atenuam as influências das causas no problema de gestão organizacional; | |||
1.5 | Explicar o motivo de eventual insucesso na resolução do problema do funcionamento das soluções quando implantadas. | |||
2 | Exposição e Comunicação Verbal | Comunica-se com qualidade verbalmente (em apresentações e interpessoalmente) dentro do seu escopo de atuação. | 2.1 | Demonstrar um entendimento aprofundado do propósito que responde à tarefa em questão (a tarefa está alinhada ao propósito e contexto) |
2.2 | Escolhas de linguagem são imaginativas, memoráveis, e convincentes, aumentando a eficácia da apresentação. | |||
2.3 | Usa conteúdo apropriado, relevante, e convincente que demonstra domínio do assunto, transmitindo o conhecimento do escritor/autor, e estruturando o trabalho como um todo. | |||
2.4 | Demonstra atenção detalhada e execução consistente de ampla série de convenções particulares à disciplina relacionada e/ou atividade da escrita, incluindo organização, conteúdo, apresentação e estilo. | |||
3 | Exposição e comunicação escrita | Comunica-se com qualidade por escrito dentro do seu escopo de atuação. | 3.1 | Demonstrar um entendimento aprofundado do propósito que responde à tarefa em questão (a tarefa está alinhada ao propósito e contexto) |
3.2 | Escolhas de linguagem são imaginativas, memoráveis, e convincentes, aumentando a eficácia da atividade escrita. Linguagem da atividade escrita é bastante adequada ao público. | |||
3.3 | Usa conteúdo apropriado, relevante, e convincente que demonstra domínio do assunto, transmitindo o conhecimento do escritor/autor, e estruturando o trabalho como um todo. | |||
3.4 | Demonstra hábil uso de fontes críveis de alta qualidade para desenvolver ideias que são apropriadas para a disciplina ou gênero do documento. | |||
3.5 | Usa linguagem que não apresenta erros e o texto é facilmente entendido | |||
4 | Trabalho em Equipe | Reconhecer a eficácia em equipe dos comportamentos de colegas com base nos fatores necessários para trabalhar eficazmente em equipe. | 4.1 | Realizar parcela justa da tarefa, entregar com qualidade e em tempo, superar adversidades para entregar, auxiliar colegas nas suas responsabilidades quando apropriado. |
4.2 | Comunicar-se efetivamente, prover estímulo aos colegas, ouvir dos colegas os problemas que afetam a equipe, considerar o ponto de vista da equipe antes de prosseguir, aceitar e empregar feedbacks, deixar colegas lhe auxiliarem quando necessário. | |||
4.3 | Auxiliar no planejamento e organização, atentar ao progresso de colegas, verificar se a equipe progride conforme esperado, realizar feedbacks construtivos aos colegas, certificar-se de que todos os membros da equipe compreendem informações relevantes. | |||
4.4 | Esperar que a equipe tenha sucesso, acreditar que a equipe entregará resultados de alta qualidade, atender a altos padrões de qualidade, importar-se em que a equipe entregue com alta qualidade. | |||
4.5 | Possuir habilidades e expertise para a atividade, saber como realizar atividades de outros membros, desenvolver habilidades necessárias previamente quando necessário. |
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[wptabtitle] LLM [/wptabtitle] [wptabcontent]
Em desenvolvimento.
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