Temas que devem estar em um bom contrato inicial:
- Abrangência da disciplina
- Objetivos do curso
- Objetivos de aprendizagem
- Estrutura do curso
- Plano de aula
- Horários de aula
- Aulas ao sábado caso o curso tenha
- Monitorias
- Horário de Atendimento com os professores
- Materiais da disciplina disponíveis aos alunos
- Formas de avaliação que devem estar alinhada com os objetivos de aprendizagem
- Disponibilidade de notas
Com este trabalho alinhamos as expectativas dos alunos que participam das negociações de algumas regras quando possível e desta forma, respeitam e cumprem efetivamente os acordos realizados nesta primeira aula e que permaneceram durante o curso.
Sugestão de Contrato Inicial do Curso (Carlos Melo, Eduardo Andrade e Regina Madalozzo)
Na primeira aula de cada disciplina é usual e relevante estabelecer o contrato entre o professor e os alunos: promoção do alinhamento de expectativas dos alunos à proposta do curso e ao planejamento da dinâmica das aulas. Seguem algumas contribuições dos docentes do Insper.
- Alinhamento de expectativas iniciais.
- Disciplina dos alunos em sala de aula.
- Regras de convivência (horário de aula, tolerância e atraso, intervalo, regras para participação em aula, respeito mútuo e identificação em sala de aula através dos prismas).
- A tolerância para atrasos de entrada e retorno do intervalo em geral são de cinco minutos.
- Quanto a aplicação de algum instrumento avaliativo (quizz, lista e …) o aconselhável é que seja no início da aula.
- Geralmente os celulares em sala devem ser desligados, salvo situações específicas.
- Caso haja conversa excessiva entre os alunos o professor pode chamar este aluno para uma conversa individual e, com isso entender melhor o que está acontecendo.
Participação dos alunos nas aulas
- Preparação prévia do aluno ( a leitura prévia do material disponibilizado é indispensável para o bom aproveitamento das aulas).
- A participação do aluno deve ser sempre incentivada. É importante deixar claro a importância de respeitar o colega e, propiciar um ambiente de respeito mútuo.
Dinâmica da sala de aula
- Alinhar as expectativas em relação ao curso e disciplina.
- Objetivos do curso e da disciplina.
- Objetivos de aprendizagem.
- Estrutura do curso, plano de aula, avaliações e critérios (quizz, trabalhos, provas, casos, listas de exercícios, trabalho em grupo e participação em sala de aula).
- Apoio do Professor (disponibilidade extra aula, comunicação eletrônica, horário de atendimento e monitoria).
- Duas perguntas são frequentes no primeiro dia de aula, a respeito da prova – “O que vai cair na prova?” e “Como vai ser a prova?”´vale relembrar os alunos sobre os instrumentos de avaliação que o professor irá utilizar e que devem estar amarrados aos objetivos de aprendizagem da disciplina.
Dicas
- Perguntas e Respostas: É comum o professor fazer um pergunta e esperar um aluno respondê-la voluntariamente. Em vez disso, o professor pode fazer a pergunta e, depois, escolher um estudante para respondê-la. Desta forma, todos se virão obrigados a pensar na resposta.
- Bom e o Ótimo: Um professor pode se contentar com uma resposta boa, mas pode também estimular o aluno a ir além. Por exemplo, um professor pode elogiar um estudante que chegou perto da resposta, mas cobrar mais dele: “Isto foi bom mais poderia ser ótimos”.
- Não sei: Se o aluno responde não sei a uma pergunta e o professor desiste de insistir, ele aprenderá que a melhor forma de não participar de uma aula é responder não sei. O professor pode e deve voltar para este mesmo estudante, mesmo que outro colega da classe já tenha respondido à mesma questão e ele tenha apenas que repetir a resposta certa.
Mais dicas podem ser encontradas em: www.uncommonschools.org
Fonte: Jornal Folha de São Paulo, Caderno Saber 05/04/2010.