Dúvidas Frequentes Graduação | Portal do Professor
Biblioteca Telles

Dúvidas Frequentes Graduação


Freqüência dos Alunos

O que fazer quando um aluno pede para abonar sua falta trazendo atestados, alegando feriados religiosos, alistamento militar ou outra justificativa?
Peça para entrar em contato com o Apoio Acadêmico. Tratamos as exceções de um ponto de vista institucional para garantirmos a coerência das decisões. Nossa postura é de que o aluno deve comparecer a todas as aulas. De fato, existe um limite legal de faltas possíveis e o aluno deve considerar esse limite para as eventualidades que ocorram durante o semestre letivo. Evitamos ao máximo abrir exceções.

Faltas e Reposições

Como funcionam os cancelamentos, reposições e trocas de aulas. Quais as áreas que devo avisar?
É esperado que o professor dê todas as aulas previstas no semestre. Caso seja necessário faltar, o professor deverá informar ao Atendimento ao Professor o quanto antes, e assim que possível informar a data da aula de reposição.
O ideal é que as faltas sejam repostas sempre com trocas de aulas entre professores da mesma turma.

Pede-se que o professor adote os seguintes procedimentos para estes casos:

Comunique ao Atendimento ao Professor a troca, informando detalhadamente os dias de troca e quais disciplinas/professores envolvidos.
Não havendo a possibilidade de troca de aula com outro professor da mesma turma, o professor deverá consultar a grade para identificar as janela da turma, e combinar com seus alunos uma data para a reposição. Ao combinar com a turma, comunicar ao Atendimento ao Professor para as devidas providências.

Vale lembrar que nas aulas de reposição realizadas fora da grade de aulas da turma, adotamos a presença coletiva.

Cases

Como faço para solicitar um case de Harvard ou do Insper aos meus alunos?

Para solicitar um case o professor deve acessar o Sistema Cuca, e indicar a turma que utilizará o case. O prazo para solicitação é de sete dias de antecedência da entrega aos alunos. O case estará disponível no Atendimento ao Professor na data indicada pelo professor no ato da solicitação.

Disciplinas em Inglês

Ministro uma disciplina em inglês, mas os alunos insistem em falar em português. Como devo proceder?
Para construirmos e fortalecermos o processo de internacionalização de nossa escola, é muito importante que as optativas oferecidas em inglês mantenham a proposta original e sejam integralmente em inglês. Quando o aluno se inscreveu na disciplina em inglês, ele aceitou as condições previstas na ementa e regras do curso, sendo assim, sinta-se a vontade para exigir que o grupo cumpra as condições previstas. Se ainda assim tiver problemas com o grupo, comunique o Apoio Acadêmico.

Ministro uma disciplina em inglês, os alunos podem fazer a prova em português ou usar o dicionário?
Os alunos poderão consultar o dicionário e a correção da prova não deve levar em conta a fluência no idioma, porém, o conteúdo da resposta deve ser claro.

Prova Substitutiva

O aluno faltou na PI e na PF, a Prova Substitutiva substitui qual das notas?
A PS substitui apenas uma prova, a de maior peso, que é geralmente a prova final.

Onde devo inserir a nota da PS de um aluno?
A nota da PS deve ser inserida na mesma coluna da prova que o aluno perdeu.

Entrega de Notas

Quantos dias eu tenho para corrigir as provas?
10 dias consecutivos para as PIs e 7 dias para as PFs. A data específica de entrega de provas para os alunos e publicação das notas está marcado no calendário escolar do ano corrente. Consulte-o



Insper
Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia - São Paulo/SP - Brasil | CEP: 04546-042 | Tel: (11) 4504-2400
Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados