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Teste Abas – Objetivos


Toda a plataforma de ensino e aprendizagem do Insper (currículo, princípios, práticas pedagógicas, atividades extracurriculares e recursos de apoio acadêmico) visa desenvolver nos alunos conhecimentos e competências, denominados objetivos de aprendizagem.

A definição dos objetivos de aprendizagem é a primeira etapa do processo de Garantia da Aprendizagem (“Assurance of Learning”). É necessário ter clareza do “o que” queremos que nossos alunos aprendam, para desenvolvermos, coletivamente, experiências de aprendizagem que desenvolvam tal objetivo.

Estes objetivos podem ser de natureza geral ou específica.

Exemplos:

  • Objetivos gerais: Análise e Resolução de Problemas, Comunicação Oral, Pensamento Crítico, Trabalho em Equipe, etc.
  • Objetivos específicos (maior relação com conteúdo): Analisar Demonstrações Financeiras, Elaborar uma estratégia competitiva, Determinar o risco de uma carteira de investimentos, etc.

Os objetivos de cada um dos programas do Insper e suas respectivas “trilhas” de desenvolvimento podem ser consultados abaixo.

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[wptabtitle] Graduação ADM[/wptabtitle]

[wptabcontent]

Objetivos gerais de aprendizagem Definição conceitual Definição Operacional
1 Análise e Resolução de problemas Desenvolver soluções eficazes e viáveis economicamente para problemas adequadamente formulados, com base em análise e diagnóstico estruturados e pautados em evidências. 1.1 Identificar os diferentes resultados indesejados de um determinado contexto e formular o problema de maior relevância, por englobar parte significativa dos efeitos nas dimensões como urgência, impacto, nível de esforço e relevância financeira.
1.2 Elaborar uma análise estruturada (utilizando ferramentas, métodos estatísticos, etc.)  que caracterize qualitativa e quantitativamente o problema em questão, demonstrando as variáveis dependentes e independentes;
1.3 Propor hipóteses das principais causas que geram o problema de maior relevância;
1.4 Desenvolver soluções eficazes e viáveis economicamente, para as principais causas do problema, que incluam indicadores para avaliar o alcance dos resultados desejados;
1.5 Criticar as soluções propostas evidenciando suas limitações.
2 Pensamento crítico Desenvolver conclusões sustentadas por uma argumentação lógica, proveniente do questionamento de fonte de dados, evidências, premissas e modelos. 2.1 Reconhecer a estrutura de um argumento (ex. hipóteses, inferências, fato, conclusões),
2.2 Construir argumentos com base em fatos e fontes de dados válidas.
2.3 Extrair conclusões ou inferências coerentes com a argumentação apresentada e desenvolver argumentação sem incorrer em falácias de lógica/raciocínio (exemplos: hipérbole, circularidade, ambiguidade e viés de confirmação).
2.4 Considerar e responder a contra-argumentos válidos e relevantes que reforçam a questão principal
3 Exposição e comunicação Transmitir e expressar, verbalmente e por escrito, ideias, conceitos ou informações de maneira clara e adequada à audiência visada. 3.1 Transmitir a mensagem central com clareza e consistência
3.2 Expor ideias de forma organizada e coesa
3.3 Utilizar a linguagem adequada para a audiência visada
3.4 Apresentar-se de forma confortável e segura, sem vícios na comunicação não verbal
3.5 Utilizar recursos de apoio que demonstrem, em diferentes formatos, credibilidade das informações e argumentos
4 Trabalho em Equipe Contribuir para uma equipe de trabalho, cumprindo as tarefas atribuídas a sua função e agregando valor ao resultado final do trabalho, preservando o relacionamento da equipe 4.1 Contribuir com a equipe, cumprindo com qualidade suas tarefas individuais, ajudando colegas com dificuldade e participando ativamente nas tarefas coletivas
4.2 Interage com a equipe, incentivando os colegas à participação, mostrando interesse nas suas contribuições e feedbacks e assegurando que os membros compreendem uns aos outros
4.3 Monitorar o progresso da equipe e dar feedbacks específicos, oportunos e construtivos
4.4 Motivar a equipe a comprometer-se com resultado final do trabalho, buscando alta qualidade
4.5 Adquirir os conhecimentos e habilidades para melhorar o desempenho da equipe, sendo capaz de desempenhar o papel do outro, se necessário

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Disciplinas O,E,M – Organizações, Estratégia e Marketing Ops – Operações Pes – Pessoas Fin – Finanças Hum – Humanidades MQ – Métodos Quantitativos ARP – Análise e Resolução de Problemas CE – Comunicação e Exposição PC – Pensamento Crítico TE – Trabalho em Equipe
1º período Fundamentos da Administração X X X X X
Pensamento crítico e ética X X X
Fundamentos de Microeconomia
Cálculo I X
Sistemas de informação X
2º período Sociologia e política X X
Estatística I X X
Cálculo II X
Fundamentos da Macroeconomia
Contabilidade Financeira X
3º período Mercados Financeiros X
História Econômica e das Organizações X X X
Formação de preços
Modelos para Tomada de decisão X X X
Estatística II X X
4º período Estratégia Organizacional X
Psicologia Aplicada à Administração X
Investimentos Financeiros X
Direito Aplicado à Administração X X
Econometria X X X
5º período Estratégia Competitiva e Corporativa X
Gestão de Marketing X
Gestão de operações e sistemas X X
Comport. Organizacional e Liderança X X
Finanças Corporativas X
6º período Marketing Avançado X
Gestão da Cadeia de Suprimentos X
Gestão de Recursos Humanos X
Contabilidade Gerencial X
Resolução Eficaz de Problemas X X X X
7º e 8º período Estágio X X X X

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[wptabtitle] Graduação ECO [/wptabtitle]

[wptabcontent]

Objetivos gerais de aprendizagem Definição conceitual Definição Operacional
1 Análise e Resolução de problemas Desenvolver soluções eficazes e viáveis economicamente para problemas adequadamente formulados, com base em análise e diagnóstico estruturados e pautados em evidências. 1.1 Identificar os diferentes resultados indesejados de um determinado contexto e formular o problema de maior relevância, por englobar parte significativa dos efeitos nas dimensões como urgência, impacto, nível de esforço e relevância financeira.
1.2 Elaborar uma análise estruturada (utilizando ferramentas, métodos estatísticos, etc.)  que caracterize qualitativa e quantitativamente o problema em questão, demonstrando as variáveis dependentes e independentes;
1.3 Propor hipóteses das principais causas que geram o problema de maior relevância;
1.4 Desenvolver soluções eficazes e viáveis economicamente, para as principais causas do problema, que incluam indicadores para avaliar o alcance dos resultados desejados;
1.5 Criticar as soluções propostas evidenciando suas limitações.
2 Pensamento crítico Desenvolver conclusões sustentadas por uma argumentação lógica, proveniente do questionamento de fonte de dados, evidências, premissas e modelos. 2.1 Reconhecer a estrutura de um argumento (ex. hipóteses, inferências, fato, conclusões),
2.2 Construir argumentos com base em fatos e fontes de dados válidas.
2.3 Extrair conclusões ou inferências coerentes com a argumentação apresentada e desenvolver argumentação sem incorrer em falácias de lógica/raciocínio (exemplos: hipérbole, circularidade, ambiguidade e viés de confirmação).
2.4 Considerar e responder a contra-argumentos válidos e relevantes que reforçam a questão principal
3 Exposição e comunicação Transmitir e expressar, verbalmente e por escrito, ideias, conceitos ou informações de maneira clara e adequada à audiência visada. 3.1 Transmitir a mensagem central com clareza e consistência
3.2 Expor ideias de forma organizada e coesa
3.3 Utilizar a linguagem adequada para a audiência visada
3.4 Apresentar-se de forma confortável e segura, sem vícios na comunicação não verbal
3.5 Utilizar recursos de apoio que demonstrem, em diferentes formatos, credibilidade das informações e argumentos
4 Trabalho em Equipe Contribuir para uma equipe de trabalho, cumprindo as tarefas atribuídas a sua função e agregando valor ao resultado final do trabalho, preservando o relacionamento da equipe 4.1 Contribuir com a equipe, cumprindo com qualidade suas tarefas individuais, ajudando colegas com dificuldade e participando ativamente nas tarefas coletivas
4.2 Interage com a equipe, incentivando os colegas à participação, mostrando interesse nas suas contribuições e feedbacks e assegurando que os membros compreendem uns aos outros
4.3 Monitorar o progresso da equipe e dar feedbacks específicos, oportunos e construtivos
4.4 Motivar a equipe a comprometer-se com resultado final do trabalho, buscando alta qualidade
4.5 Adquirir os conhecimentos e habilidades para melhorar o desempenho da equipe, sendo capaz de desempenhar o papel do outro, se necessário

GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Disciplinas Macro – Macroeconomia Micro – Microeconomia Fin – Finanças Hum – Humanidades MQ – Métodos Quantitativos ARP – Análise e Resolução de Problemas CE – Comunicação e Exposição PC – Pensamento Crítico TE – Trabalho em Equipe
1º período Fundamentos da Administração X X
Pensamento crítico e ética X X X
Fundamentos de Microeconomia X
Cálculo I X
Sistemas de informação X
2º período Sociologia e política X X
Estatística I X X
Cálculo II X
Fundamentos da Macroeconomia X
Contabilidade Financeira X
3º período Mercados Financeiros X
História Econômica e das Organizações X X X
Formação de preços X
Modelos para Tomada de decisão X X
Estatística II X X
4º período História do Pensamento Econômico X X
Economia das Políticas Públicas X
Investimentos Financeiros X
Macroeconomia Internacional X
Econometria X X X
5º período História Econômica do Brasil I X X
Macroeconomia de Curto Prazo X
Competição Imperfeita e Teoria dos Jogos X
Econometria Avançada X X
Finanças Corporativas X
6º período História Econômica do Brasil II X
Economia e Direito X X
Desenvolvimento Econômico X
Comércio Internacional X
Problemas em Economia X X X X
7º e 8º período Monografia X X

[/wptabcontent]

[wptabtitle] Mestrado ADM [/wptabtitle]

[wptabcontent]

Objetivos de aprendizagem gerais Definição conceitual Definição Operacional
1 Análise e Resolução de Problemas Estratégicos Desenvolver recomendações que criem vantagens competitivas sustentáveis, por meio de análise teórica da estratégia empresaria e diagnóstico estruturado e baseados em evidências 1 Diagnosticar um problema de relevância estratégica para os negócios
2 Usar evidências e métodos analíticos para argumentar o diagnóstico;
3 Elaborar hipóteses das principais causas (baseada em uma argumentação teórica) que geram o problema estratégico
4 Desenvolver recomendações, baseadas na teoria, para as principais causas do problema, com capacidade para criar vantagem competitiva sustentável
5 Antecipar limitações, possíveis reações e conflitos advindos das soluções propostas
2 Pensamento crítico Desenvolver um projeto de pesquisa, baseado em argumentação teórica, demonstrando além do domínio (profundo e abrangente) do tema, uma aplicação prática no contexto das organizações 6 Reconhecer limitações de teorias, modelos e trabalhos acadêmicos
7 Integrar conhecimentos de múltiplas áreas e reforçar pontos fortes da literatura
8 Interpretar os resultados da pesquisa com base na teoria ou no problema e  apresentar alternativas válidas
3 Visão sistêmica Ampliar a visão sistêmica, reconhecendo as interdependências, seus efeitos no decorrer do tempo, para antecipar seus efeitos no resultado 9 Reconhecer as principais variáveis que podem afetar o resultado da pesquisa
10 Reconhecer as principais associações entre variáveis que podem afetar o resultado da pesquisa
11 Reconhecer o contexto que afeta as variáveis e, consequentemente, o resultado da pesquisa

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO Disciplinas Análise e Resolução de Problemas Estratégicos Visão sistêmica Pensamento Crítico
1º trimestre Economia Gerencial
Análise Avançada de Informações X
2º trimestre Estratégia Competitiva X X X
Dinâmica Organizacional X
3º trimestre Estratégia Corporativa X X X
Finanças Corporativas X
4º trimestre Estratégia Organizacional X X X
5º trimestre Seminários de Elaboração de Dissertação 1 X
6º trimestre – optativas instrumentais Análise Avançada de Informações II X
Análise Multivariada
7º trimestre Seminários de Elaboração de Dissertação 2 X
4º ao 7º trimestre – optativas complementares Avaliação de Empresas
Avaliação de Opções Estratégicas
Controle Estratégico
Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios
Estratégia de Marketing
Estratégia de Marketing B2B
Estratégia de Operações
Estratégia de Cadeia de Suprimentos
Estratégia de Inovação
Estratégia Internacional
Modelos de Interação Estratégica
Responsabilidade Social e Governança
8º trimestre Dissertação – defesa X X

[/wptabcontent]

[wptabtitle] Mestrado ECO [/wptabtitle]
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Objetivos gerais de aprendizagem Definição Conceitual Definição Operacional
Pensamento crítico Desenvolver um projeto de pesquisa, baseado em argumentação teórica, demonstrando além do domínio (profundo e abrangente) do tema, uma aplicação prática no contexto das organizações 1.1 Reconhecer limitações de teorias, modelos e trabalhos acadêmicos
1.2 Integrar conhecimentos de múltiplas áreas e reforçar pontos fortes da literatura
1.3 Interpretar os resultados da pesquisa com base na teoria ou no problema
Visão sistêmica Ampliar a visão sistêmica, reconhecendo as interdependências, seus efeitos no decorrer do tempo, para antecipar seus efeitos no resultado 2.1 Reconhecer as principais associações entre variáveis que podem afetar o resultado da pesquisa
2.2 Reconhecer o contexto que pode afetar as variáveis e, consequentemente, o resultado da pesquisa
Análise e Resolução de Problemas Econômicos ou Financeiros Desenvolver recomendações práticas para problemas econômicos e financeiros, por meio de análise teórica e diagnóstico estruturado e baseados em evidências 3.1 Formular um problema de relevância econômica ou financeira para ser resolvido
3.2 Usar evidências e métodos analíticos para argumentar o diagnóstico;
3.3 Desenvolver recomendações práticas, baseadas na teoria, para as principais causas do problema econômico ou financeiro

MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA Disciplinas Análise e Resolução de problemas econômicos e financeiros Pensamento Crítico Visão sistêmica
1º trimestre Estatística X
Microeconomia I X
2º trimestre Econometria X X X
Macroeconomia I X X
3º trimestre Macroeconomia II X X X
Microeconomia II X X
4º trimestre Análise de Séries Temporais X X
Finanças I X X X
5º trimestre (optativas) Gestão de Risco de Crédito X X
Derivativos X X
Gestão de Risco de Mercado X X
Microeconomia III X X
Cálculo Estocástico X
Opções Reais X X
Microeconometria X X
6º trimestre (optativas) Econometria de Finanças X X
Economia Monetária Internacional X X X
Macroeconometria X X
Organização Industrial X X
Finanças II X X
Precificação e Gestão de Investimentos de renda fixa X X
Finanças Internacionais X
Macroeconomia III X X X
7º trimestre Exame de Qualificação X X X
8º trimestre Dissertação – defesa X X X

[/wptabcontent]

[wptabtitle] MBA Executivo [/wptabtitle]
[wptabcontent]

Objetivos gerais de aprendizagem Definição Conceitual Definição Operacional
1 Visão estratégica Ser um agente de mudanças, promovendo um alinhamento estratégico direcionado para explorar oportunidades e mitigar ameaças 1.1 Elaborar uma estratégia capaz de criar vantagem competitiva
1.2 Avaliar a adequação da estratégia, considerando fatores externos e internos relevantes para o contexto.
2 Pensamento analítico e resolução de problemas Desenvolver soluções inovadoras para problemas complexos, por meio de uma análise estruturada da estratégia das organizações 2.1 Identificar os diferentes resultados indesejados de um determinado contexto e formular o problema estratégico de maior relevância e complexidade para ser resolvido
2.2 Coletar informações sobre o problema, de múltiplas fontes até demonstrar suficiência e distinguir evidências, premissas e inferências, avaliando a validade de cada uma por meio de um questionamento sobre pontos fortes, inconsistências e limitações
2.3 Elaborar uma análise estruturada do processo e suas evidências, por meio de ferramentas, métodos estatísticos e computacionais que facilitem e demonstrem sua relevância
2.4 Propor hipóteses das principais causas (comuns e especiais) que geram o problema, com base nas análises anteriores
2.5 Desenvolver planos de ações para as principais causas do problema
2.6 Avaliar soluções alternativas relevantes e propor plano de contingência
2.7 Assegurar que o plano de ação e o de contingências estão alinhados com a visão estratégica da organização, antes de sua implementação
3 Tomada de decisão e gestão de risco Tomar decisões eficazes ao compreender o contexto e ponderar os riscos envolvidos 3.1 Avaliar os riscos envolvidos em situações complexas
3.2 Tomar decisões com base nos riscos e dentro do prazo disponível
4 Liderança e empreendedorismo Mobilizar e engajar sua equipe, fazendo-os “vestir a camisa” da organização, por meio de interações e feedbacks constantes 4.1 Contribuir com a equipe e suas interrelações, participando ativamente das atividades coletivas e entregando seu trabalho individual
4.2 Interagir de forma profissional e respeitosa além de dar apoio aos membros da equipe por meio de feedbacks específicos e construtivos
4.3 Ser proativo ao ajudar os colegas e honesto ao expressar suas opiniões
4.4 Ter uma postura adequada nas atividades coletivas interação com a equipe
4.5 Receber e utilizar feedback para crescimento na própria equipe
4.6 Engajar-se nas funções e responsabilidade de líder
5 Foco em resultado Alcançar resultados sustentáveis no longo do tempo, alinhando as forças do negócio e criando valor para os stakeholders 5.1 Compreender perspectivas das partes interessadas e alinhá-las com as da organização seja de curto ou longo prazo
5.2 Alcançar os resultados desejados de forma agressiva porém sustentável, por meio da gestão dos processos (ferramentas e práticas)
Objetivos específicos de aprendizagem Definição Conceitual Definição Operacional
6 Gestão eficaz e eficiente de recursos Gerir o uso dos recursos com eficácia e eficiência, possibilitando a criação de valor 6.1 Gerenciar de forma eficiente e eficaz dos recursos, utilizando ferramentas qualitativas e quantitativas e conhecimento de gestão empresarial

MBA Executivo Disciplinas Visão Estratégica Análise e resolução de problemas E tomada de decisão e gestão de risco Liderança e empreendedorismo Foco em Resultados E gestão eficaz e eficiente de recursos
1º trimestre Gestão Estratégica X
Métodos Quantitativos para Tomada de Decisão X
2º trimestre Contabilidade Gerencial e Controle X
Economia de Empresas X
3º trimestre Ética, Liderança e Comportamento Organizacional X
Ambiente Econômico Global X
4º trimestre Gestão de Operações de Manufatura e sistemas X
Fundamentos de Finanças X
5º trimestre Gestão de Marketing X
Estratégia de Tecnologia da Informação X
6º trimestre Negociação X
Empreendedorismo X
7º trimestre Optativa
Optativa
8º Trimestre Business Game X

[/wptabcontent]

[wptabtitle] MBA Finanças [/wptabtitle]
[wptabcontent]

Objetivos gerais de aprendizagem Definição Conceitual Definição Operacional
1 Visão estratégica Ser um agente de mudanças, promovendo um alinhamento estratégico direcionado para explorar oportunidades e mitigar ameaças 1 Elaborar uma estratégia capaz de criar vantagem competitiva
2 Avaliar a adequação da estratégia, considerando fatores externos e internos relevantes para o contexto.
2 Pensamento analítico e resolução de problemas Desenvolver soluções inovadoras para problemas complexos, por meio de uma análise estruturada da estratégia das organizações 3 Identificar os diferentes resultados indesejados de um determinado contexto e formular o problema estratégico de maior relevância e complexidade para ser resolvido
4 Coletar informações sobre o problema, de múltiplas fontes até demonstrar suficiência e distinguir evidências, premissas e inferências, avaliando a validade de cada uma por meio de um questionamento sobre pontos fortes, inconsistências e limitações
5 Elaborar uma análise estruturada do processo e suas evidências, por meio de ferramentas, métodos estatísticos e computacionais que facilitem e demonstrem sua relevância
6 Propor hipóteses das principais causas (comuns e especiais) que geram o problema, com base nas análises anteriores
7 Desenvolver planos de ações para as principais causas do problema
8 Avaliar soluções alternativas relevantes e propor plano de contingência
9 Assegurar que o plano de ação e o de contingências estão alinhados com a visão estratégica da organização, antes de sua implementação
3 Tomada de decisão e gestão de risco Tomar decisões eficazes ao compreender o contexto e ponderar os riscos envolvidos 10 Avaliar os riscos envolvidos em situações complexas
11 Tomar decisões com base nos riscos e dentro do prazo disponível
4 Liderança e empreendedorismo Mobilizar e engajar sua equipe, fazendo-os “vestir a camisa” da organização, por meio de interações e feedbacks constantes 12 Contribuir com a equipe e suas interrelações, participando ativamente das atividades coletivas e entregando seu trabalho individual
13 Interagir de forma profissional e respeitosa além de dar apoio aos membros da equipe por meio de feedbacks específicos e construtivos
14 Ser proativo ao ajudar os colegas e honesto ao expressar suas opiniões
15 Ter uma postura adequada nas atividades coletivas interação com a equipe3
16 Receber e utilizar feedback para crescimento na própria equipe
17 Engajar-se nas funções e responsabilidade de lider
5 Foco em resultado Alcançar resultados sustentáveis no longo do tempo, alinhando as forças do negócio e criando valor para os stakeholders 18 Compreender perspectivas das partes interessadas e alinhá-las com as da organização seja de curto ou longo prazo
19 Alcançar os resultados desejados de forma agressiva porém sustentável, por meio da gestão dos processos (ferramentas e práticas)
Objetivos específicos de aprendizagem Definição Conceitual Definição Operacional
1 Finanças
2 Mercado financeiro e de capitais

MBA Executivo Disciplinas Visão Estratégica Análise e resolução de problemas E tomada de decisão e gestão de risco Liderança e empreendedorismo Foco em Resultados E gestão eficaz e eficiente de recursos Finanças Mercado financeiro e de capitais
1º trimestre Gestão Estratégica X
Métodos Quantitativos para Tomada de Decisão X
2º trimestre Contabilidade Gerencial e Controle X
Economia de Empresas X
3º trimestre Ética, Liderança e Comportamento Organizacional X
Ambiente Econômico Global X
4º trimestre Gestão de Operações de Manufatura e sistemas X
Fundamentos de Finanças X X
5º trimestre Gestão de Marketing X X
Estratégia de Tecnologia da Informação X X
6º trimestre Negociação X X
Empreendedorismo X X X
7º trimestre Optativa
Optativa
8º Trimestre Business Game X

[/wptabcontent]

[wptabtitle] MBA Saúde [/wptabtitle]
[wptabcontent]

Objetivos gerais de aprendizagem Definição Conceitual Definição Operacional
1 Visão estratégica Ser um agente de mudanças, promovendo um alinhamento estratégico direcionado para explorar oportunidades e mitigar ameaças 1 Elaborar uma estratégia capaz de criar vantagem competitiva
2 Avaliar a adequação da estratégia, considerando fatores externos e internos relevantes para o contexto.
2 Pensamento analítico e resolução de problemas Desenvolver soluções inovadoras para problemas complexos, por meio de uma análise estruturada da estratégia das organizações 3 Identificar os diferentes resultados indesejados de um determinado contexto e formular o problema estratégico de maior relevância e complexidade para ser resolvido
4 Coletar informações sobre o problema, de múltiplas fontes até demonstrar suficiência e distinguir evidências, premissas e inferências, avaliando a validade de cada uma por meio de um questionamento sobre pontos fortes, inconsistências e limitações
5 Elaborar uma análise estruturada do processo e suas evidências, por meio de ferramentas, métodos estatísticos e computacionais que facilitem e demonstrem sua relevância
6 Propor hipóteses das principais causas (comuns e especiais) que geram o problema, com base nas análises anteriores
7 Desenvolver planos de ações para as principais causas do problema
8 Avaliar soluções alternativas relevantes e propor plano de contingência
9 Assegurar que o plano de ação e o de contingências estão alinhados com a visão estratégica da organização, antes de sua implementação
3 Tomada de decisão e gestão de risco Tomar decisões eficazes ao compreender o contexto e ponderar os riscos envolvidos 10 Avaliar os riscos envolvidos em situações complexas
11 Tomar decisões com base nos riscos e dentro do prazo disponível
4 Liderança e empreendedorismo Mobilizar e engajar sua equipe, fazendo-os “vestir a camisa” da organização, por meio de interações e feedbacks constantes 12 Contribuir com a equipe e suas interrelações, participando ativamente das atividades coletivas e entregando seu trabalho individual
13 Interagir de forma profissional e respeitosa além de dar apoio aos membros da equipe por meio de feedbacks específicos e construtivos
14 Ser proativo ao ajudar os colegas e honesto ao expressar suas opiniões
15 Ter uma postura adequada nas atividades coletivas interação com a equipe3
16 Receber e utilizar feedback para crescimento na própria equipe
17 Engajar-se nas funções e responsabilidade de lider
5 Foco em resultado Alcançar resultados sustentáveis no longo do tempo, alinhando as forças do negócio e criando valor para os stakeholders 18 Compreender perspectivas das partes interessadas e alinhá-las com as da organização seja de curto ou longo prazo
19 Alcançar os resultados desejados de forma agressiva porém sustentável, por meio da gestão dos processos (ferramentas e práticas)
Objetivos específicos de aprendizagem Definição Conceitual Definição Operacional
1 Gestão eficaz e eficiente de recursos em saúde Gerir o uso dos recursos com eficácia e eficiência, possibilitando a criação de valor na área da Saúde 20 Gerenciar de forma eficiente e eficaz dos recursos, utilizando ferramentas qualitativas e quantitativas e conhecimento de gestão empresarial

MBA Executivo Disciplinas Visão Estratégica Análise e resolução de problemas E tomada de decisão e gestão de risco Liderança e empreendedorismo Foco em Resultados Gestão eficaz e eficiente de recursos em Saúde
1º trimestre Gestão estratégica X
Introdução à estatística X
2º trimestre Contabilidade gerencial e gestão de custos em saúde X
Métodos quantitativos em gestão de saúde X
3º trimestre Teoria Organizacional e Comportamento Organizacional X
Gerenciamento de doenças e Economia da Saúde X
4º trimestre Produtividade nas Operações em empresas de saúde X
Gestão financeira X
5º trimestre Epidemiologia e gestão da informação X
Gestão de pessoas X
6º trimestre Políticas de saúde e regulação X
Gestão de organizações de saúde X X
7º trimestre Gestão de marketing e negociação estratégica X
Qualidade nas operações de empresas de saúde X
8º Trimestre Business Game X

[/wptabcontent]

[wptabtitle] Certificates [/wptabtitle]
[wptabcontent]

em desenvolvimento

[/wptabcontent]

[wptabtitle] LLM [/wptabtitle] [wptabcontent]

em desenvolvimento

[/wptabcontent]

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